Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The diary of a teenager

The diary of a teenager

11
Ago17

9º ano| Conteúdos & Dicas para os exames

Sofia ❤

Olá!

Eu sei que ainda é um bocadinho cedo para falar de aulas, mas eu trago este post todos os anos e costumo fazê-lo, mais ou menos, nesta altura porque quando chega o mês de agosto começamos a pensar um pouco no próximo ano lectivo e o 9ºano é o final de um ciclo, é ano de exames e a nossa cabeça acaba por ter algumas dúvidas. 

Por isso, neste post vou falar um pouco do que dei em cada disciplina e dar algumas dicas para os testes e os exames.

BeFunky Collage.jpg

Português: Vamos lá aquela disciplina em ano após ano é sempre a mesma coisa, mas o 9ºano foi, sem dúvida, o meu ano favorito de português. Começam por dar "O Auto da Barca do Inferno" (em certas escolas dão o Auto da Índia) e as vossas aulas vão ficar muito mais divertidas. Depois de Gil Vicente, passam a Camões e enquanto que toda a gente diz que "Os Lusíadas" são uma seca, eu adorei! É daquelas obras que envolve um pouco de mitologia e a história de Portugal e eu adorei mesmo.

Para além destas duas obras vão dar alguma poesia e alguns textos narrativos, mas a maior parte do vosso ano vai ser ocupado com Gil Vicente e Camões.

Em relação à gramática, não há parte divertida nem interessante porque continua a mesma seca de sempre.

 

Matemática: Eu e a matemática não começamos com o pé direito porque eu detestei os intervalos dos números reais e só no final do ano é que fiquei a perceber mesmo bem este conteúdo. No capítulo dos números reais aprendem inequações que é a coisa mais fixe de todo o sempre (eu adoro do fundo do meu coração) e eu considero bastante fácil. Tal como em todos os anos voltam a dar funções e este ano há uma novidade, falam pela primeira vez na função de proporcionalidade inversa que é a coisa mais básica e nesta parte não há motivo para preocupação porque até um aluno que não percebe muito de matemática consegue entender esta parte da matéria, é mesmo muito simples.

Depois passam para a minha parte favorita! Aprendem a resolver equações do 2º grau e vão ter uma nova amiga: a fórmula resolvente (eu adoro fórmulas porque tornam tudo muito mais simples). Eu adoro equações e também acho que é bastante simples e se perceberem bem a fórmula não há como falhar. 

E agora vem a minha parte favorita: áreas e volumes! Eu adorei porque é só fórmulas e acaba por se tornar num jogo com números. Na altura do teste fiquei com medo de esquecer as fórmulas, mas com a prática vocês acabam por decorar e caso vos dê uma branca a meio do teste podem sempre consultar o formulário que apesar de não ter todas as fórmulas dá sempre jeito.

No final das áreas e volumes, começam com trigonometria que é mesmo fixe! Eu adorei e acho que é bastante simples, sim, o nome assusta um bocado e parece uma coisa mesmo complicada, mas acreditem não é nenhum bicho de 7 cabeças. 

E finalmente, chegam à estatística e este ano abordam as probabilidades (uma seca) que é bastante fácil.

 

Ciências: Foi o meu ano favorito de ciências e o que achei mais interessante. Adoro a parte do corpo humano e este ano voltamos a dar todos os sistemas só que muito mais aprofundado. 

Para mim foi bastante fácil e as aulas foram muito mais fixes.

 

Inglês: Outra disciplina que ano após ano é sempre a mesma coisa! Apesar de nunca se aprender nada de "novo" eu adoro inglês e é uma das minhas disciplinas favoritas. Acho que podem estar tranquilas com o inglês, trabalham um pouco a interpretação, a gramática e por fim, o vocabulário.

 

Francês: A mesma seca de todos os anos! Eu não gosto nada de francês (detesto),  é só verbos e aqueles textos em que não se apanha uma (sim, eu fui a França e só falei inglês porque eu de francês não percebo nada).

 Acaba sempre por ser a mesma coisa, lê-se alguns textos, dá-se gramática e os stores tentam meter vocabulário nestas cabeças e mesmo não gostando consegui tirar muito boas notas e achei a matéria simples (o mesmo de todos os anos: +verbos, +verbos, +verbos e +verbos).

 

História: Sempre gostei de história e foi sempre uma das minhas disciplinas favoritas, mas este ano achei desinteressante porque eram conteúdos que já tinha abordado em anos anteriores e já sabia praticamente tudo, então as aulas tornaram-se muito aborrecidas. A minha parte favorita foi a da Segunda Guerra Mundial (eu adoro esta parte da história e não sei porquê) e acho que é a grande novidade do 9ºano, porque depois falam do 25 de abril, revolução francesa e outras coisas que já foram faladas anteriormente.

 

Geografia: Eu adoro geografia, mas este ano não achei muito interessante. Falamos dos países desenvolvidos e em desenvolvimentos e as suas diferenças, depois falamos das catástrofes naturais e terminamos o ano a falar da internet e das novas formas de comunicação. São conteúdos fáceis, mas não acho que sejam propriamente interessantes e gostei muito mais da matéria de 8ºano. 

 

Físico-Química: Eu e a físico-química tivemos os nossos altos e baixos, mas lá nos entendemos! Comecei o ano com movimento que já tem algumas contas, mas são bastante simples. Depois passámos para as forças que é a minha parte favorita e é tão fixe! Também tem algumas contas, mas são fáceis e eu adorei esta parte!

E agora vem a parte que menos gosto: a electricidade! Eu e circuitos não temos boas relações e isto, sem dúvida, que queimou os meus neurónios todos. 

Passamos à parte da química (a minha favorita) onde voltamos a falar dos átomos (eu adoro esta parte, é tão giro) e depois conhecemos a Tabela Periódica e eu adorei! Foi tão giro e no último teste consegui subir  muito porque é a matéria mais simples de sempre, é interessante, é fixe, é tudo! Eu adoro química, por isso ya, eu vou sempre achar que é lindo.

 

E a parte das disciplinas teóricas acabou, em relação às práticas não há muito que eu possa dizer, por isso vou passar à parte em que vos dou algumas dicas para os exames.

 

✿ Resolver os exames anteriores, esta é a minha maior dica e aquela que eu mais aconselho. Os exames seguem sempre a mesma forma e de ano para ano não alteram muito e há exercícios que é sempre a mesma coisa, por isso quer para português quer para matemática façam exames porque ajuda imenso no estudo e quantos mais resolverem mais preparados vão estar;

 

Manter o estudo organizado, apesar da matéria dos 3 anos estar um pouco relacionada convém manter tudo organizado e não deixem todos esses conteúdos para aquelas semanas em que estão em casa a prepararem-se para os exames. Comecem a estudar algumas coisas nas férias da Páscoa, por exemplo, vão ficar com muita coisa adiantada e relembram aqueles conteúdos que estão mais esquecidos.

 

Tirar dúvidas, isto é essencial. Vão ter aulas de preparação para o exame e aproveitem para tirar todas as dúvidas porque, às vezes, são aquelas que fazem a diferença e podem dar-vos imenso jeito.

 

Não stressar, eu sei que é difícil não ficar com alguns nervos, mas não precisam de se preocupar porque estes exames não vão alterar quase nada se a vossa nota estiver bem segura. Por isso, não fiquem com medo daquelas histórias que os stores contam (eles gostam de exagerar) e mantenham a calma e continuem sempre com um bom trabalho.

 

Penso que isto são as dicas que mais vos recomendo, mas se quiserem ver mais algumas basta clicar aqui

Se desse lado houver alguém que vá para o 7º ou 8º ano, podem clicar aqui e aqui e terão acesso a um post deste género onde, também, falo um pouco das disciplinas. 

Sobre o 9ºano, em geral, acho que foi um ano fácil, no entanto isto é bastante relativo. Em setembro vocês podem ter uma opinião completamente diferente da minha, mas de qualquer das formas já vos dei algumas luzes e espero que tenham sido úteis. Aproveito para dizer que o 9ºano é o final de uma etapa e acho que é um ano que fica mesmo no coração e acaba por nos fazer crescer um pouco e ver as coisas de uma maneira diferente. Eu gostei muito do meu 9ºano e vou guardar comigo todos momentos que fizeram parte dele!

Desejo-vos a maior sorte do mundo e agora voltem lá ao modo verão e aproveitem estas últimas semanas. 

9 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

The Diary of a teenager

Sobre mim

Estudante de secundário• CT // Potterhead• Gryffindor // Bastille is my aesthetic // I'm a daydreamer and a nighthinker.

Frase da semana

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D