Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The diary of a teenager

The diary of a teenager

20
Jun16

Acne

Sofia ❤

Olá, como já devem ter percebido por o título deste post, eu hoje vou falar da acne que infelizmente faz parte do dia-a-dia de algumas adolescentes.

Para quem não sabe a acne é uma bactéria que surge na puberdade e provoca borbulhas (as conhecidas espinhas), pontos negros e a torna a pele bastante oleosa. 

Eu levo com a acne mais ou menos desde o 6ºano, em que  ganhava algumas borbulhas no queixo, mas aí não posso considerar bem acne, sendo assim a acne começou no 7ºano, aí foi quando comecei a ganhar borbulhas na testa e no queixo, por um lado posso considerar-me sortuda, porque nunca cheguei a ter uma acne muito agravada ao ponto de chegar às bochechas, este ano no inicio do ano letivo ainda tinha, porque ainda não tinha começado com o tratamento e em maio foi quando comecei o tratamento que irei falar mais a seguir.

No meu caso, tive sorte porque tive acne ligeira, mas por exemplo a minha irmã com a minha idade já tomava comprimidos para ajudar e ela teve que levar com acne mais ou menos até ao 11ºano. As minhas amigas, maior parte não tem, basicamente na turma era só eu e mais uma colega minha. Essa minha amiga começou a notar-se mais este ano,mas ainda me lembro que uma vez em Educação para a Cidadania quando se falava na puberdade falou-se na acne e ela teve a lata de se virar "Tu tens" isto como se eu não me olhasse todos os dias ao espelho e visse o que tinha na minha cara, este tipo de comentários parece que são totalmente normais mas na realidade magoam um pouco porque ela falava como se eu não soubesse o que eu tinha na cara, ainda por cima ela também tem e falava como se fosse só eu que tivesse. Há certos comentários que realmente magoam,mas ao mesmo tempo tive sorte porque era só ela que comentava isso.

Em maio deste ano, foi quando comecei a fazer o tratamento, eu uso 2 cremes: um de dia e outro de noite. O de dia é "La roche-posay" que deixa a pele mais macia, menos irritada e ajuda a remover as marcas. O de noite é o "Epiduo" que basicamente "mata" a bactéria. O creme da noite deixa a pele mais seca e dá aquela sensação de queimadora e depois é aí que o creme de dia entra. 

Eu comecei a ver melhorias na minha pele,mais ou menos 2 semanas depois, não ganhei mais borbulhas e as que tinhas secaram e com a continuação desapareceram. Como antes de fazer o tratamento eu tinha o triste hábito de espremer, acabei por ficar com marcas e neste momento continuo a usar os dois cremes que é para ajudar a desaparecer as marcas por completo.

Todos os dias de manhã e á noite também tenho o cuidado de lavar a cara com um sabonete próprio para deixar a pele menos oleosa.

A acne é complicada e deixa marcas não só na pele, há quem tenha a mesma sorte que eu tive, em ter uma acne ligeira e  não ser "julgada", mas há quem seja humilhado e gozado pelos colegas por causa de algo que sinceramente é normal, faz parte da adolescência e é algo temporário e que pode ser tratado, por isso nunca irei entender a cena de certas pessoas em comentarem isso.

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

The Diary of a teenager

Um blog que fala da vida aqui da retardada que está deste lado, além do meu dia-a-dia, aqui encontras, também, moda, música, e sempre que precisares de conselhos podes sempre passar por aqui. Sente-te sempre bem-vinda, afinal este diário tem sempre as portas abertas para ti :)) Beijinhos grandes <33 (ah, e tenham calma, eu posso ser retardada, mas os meus posts não são tão avariados como eu, ahaha).

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Frase da semana

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D