Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The diary of a teenager

The diary of a teenager

12
Jun17

Dicas de estudo

Sofia ❤

Olá! Nos últimos dias tenho andado mais desaparecida, mas com os exames a aproximarem-se aqui a minha pessoa tem que estudar e embora a vontade não seja muita tenho que fazer este último esforço e às vezes ouvir uma música inspiradora dá sempre força para começar.

Então para o post de hoje pensei em trazer algumas dicas de estudo que eu considero úteis, mas é claro que cada pessoa tem o seu método, por exemplo, costumo optar por fazer resumos para disciplinas como ciências porque é da maneira que decoro e ajuda-me a perceber, enquanto que para matemática e físico-química faço sempre exercícios assim quanto mais praticar melhor e acaba por ser um jogo só que com números, os primeiros demora um bocadinho e depois é sempre o mesmo só que com números diferentes e eu acho isso mesmo giro. Como podem ver cada um tem a sua maneira, mas é sempre bom conhecer novos métodos que até podem complementar ao vosso, por isso deixo aqui algumas dicas.

 

  • Ouvir música, muitas vezes vemos isto como uma distração, mas a mim dá-me imensa inspiração e uma das músicas que ouço sempre é Hall of fame dos The Script, antes de um teste e antes de estudar, acreditem, ouvir isto faz milagres! Durante o estudo também costumo ouvir um bocadinho de música, sobretudo quando estou a estudar matemática e está a correr bem e é nestas alturas em que o Spotify se torna essencial.

 

  • Usar post-its, acreditem, isto não serve só para colar nas costas das pessoas com frases estúpidas! Eu normalmente uso post-its para escrever os exercícios em que tenho dúvidas ou cenas do tipo "voltar a ler página..." e depois isto fica espalhado pela parede ou na primeira folha dos resumos, mas agora em época de exames fica sempre na parede porque assim eu não me esqueço mesmo de nada do que possa ter pendente.

 

  • Fazer exercícios, estou a referir-me principalmente a matemática. Eu admito que no 5ºano não sabia estudar matemática (sim, eu fazia resumos e sinto-me burra por isso) e é por isso que existem os irmãos mais velhos para vos dar o real discurso e explicar que só com exercícios é que se vai lá e é mesmo verdade, claro que os primeiros exercícios custam um bocadinho, mas depois se vocês perceberem torna-se num jogo com números e é por isso que eu passei a adorar funções, vocês só têm que brincar com a expressão algébrica e torna-se divertido. 

 

  • Tirar dúvidas, há sempre um exercício ou item de gramática que não percebemos tão bem e nas aulas de preparação não custa nada perguntar ao stor e às vezes há sempre aquela pessoa na turma que tira dúvidas de tudo e mais alguma coisa (até nas coisas mais simples) e normalmente eu fico mesmo atenta a isso, porque são aquelas coisas que nós pensamos que nem temos dificuldade e afinal tornam-se importantes quando estamos a estudar.

 

  • Ser organizada, eu consigo ser a pessoa mais organizada e desorganizada ao mesmo tempo! Em relação a roupa, a minha mãe passa-se comigo porque eu deixo tudo espalhado pelo quarto. Quando se trata de estudar, eu detesto ver a minha secretária desarrumada e não imaginam o esforço que faço para não arrumar a secretária da minha irmã quando ela não a está a usar porque aquilo é folhas e canetas por todo o lado e eu não suporto isso. Quando estou a estudar tenho sempre o cuidado de deixar tudo direitinho, mal acabo de usar um livro ou um caderno vai logo para o sítio dele e é a mesma coisa com resumos, eu demoro imenso a fazê-los porque estou sempre a mudar de caneta, tenho que usar régua para um simples esquema (a minha irmã goza imenso comigo por eu usar a régua para qualquer coisinha, mas eu não gosto nada de linhas tortas) e se eu me enganar numa palavra sou bem capaz de passar tudo de novo para outra folha (eu não gosto de usar corretor e é da maneira que passo tudo outra vez e fica na memória) e não vale a pena falar de quantas aulas já passei a limpo só por achar que estava tudo desorganizado. E agora fugindo um bocadinho ao estudo, eu também detesto ver estantes em que os livros estão tipo uns mais altos do que os outros (momento em que digo para mim própria "Sofia respira") então eu sinto-me com aquela obrigação de coloca-los do maior para o mais pequeno (só não ando com a régua a medir a altura porque enfim...). Voltando à escola... para organizar melhor as minhas coisas de matemática e português arranjei duas capas em que tenho tudo e depois ainda fiz uma lista com todos os conteúdos que saem para o exame e à medida que vou estudando e sei que já não tenho mais dúvidas vou riscando e assim sei o que falta.

Por fim, tentem manter o pensamento positivo! É um exame, eu sei que há sempre aquela pressão, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças e se vocês estudaram fiquem de consciência tranquila! Espero que este post vos tenha ajudado e boa sorte ;))

Capturar.PNG

 

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

The Diary of a teenager

Um blog que fala da vida aqui da retardada que está deste lado, além do meu dia-a-dia, aqui encontras, também, moda, música, e sempre que precisares de conselhos podes sempre passar por aqui. Sente-te sempre bem-vinda, afinal este diário tem sempre as portas abertas para ti :)) Beijinhos grandes <33 (ah, e tenham calma, eu posso ser retardada, mas os meus posts não são tão avariados como eu, ahaha).

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Frase da semana

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D