Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The diary of a teenager

A girl should be two things: classy and fabulous

10
Set19

BTS | Amizades Tóxicas & Dicas

Sofia

Penso que todos nós pelo menos uma vez na vida já lidámos com amizades tóxicas. Muitas vezes é inevitável, fazemos amizade, parecem pessoas extremamente simpáticas e que nos vão apoiar em tudo e depois revelam ser precisamente o contrário. Felizmente, ao longo dos anos tenho aprendido um pouco sobre isto, comecei a crescer e a ver as coisas de uma outra forma e, sinceramente, sinto que agora consigo ter uma perspetiva diferente das pessoas e escolher muito melhor as minhas amizades. Apesar de continuar a aprender um pouco sobre isto todos os dias (e penso eu ao longo de toda a vida), vou trazer-vos algumas dicas que reuni até ao dia de hoje sobre este assunto.

 

Vamos falar sobre... Amizades Tóxicas (1).png

 

1- Nunca trocar amizades antiga por amizades novas

Muitos de vocês podem achar esta dica um pouco parva, mas eu gostaria que alguém me tivesse dito isto no inicio do meu secundário. Basicamente, eu hoje não falo com ninguém da minha turma de 9º ano porque eu não me identificava com ninguém e a única pessoa com que mantenho contacto é a Sara, uma das minhas melhores amigas. Quando fui para o secundário estava mesmo entusiasmada porque era a minha oportunidade para criar o grupo de amigos que sempre quis e posso dizer-vos que isso aconteceu e algumas pessoas desse grupo eu adoro e são excelentes amigos. No entanto...as minhas duas amigas mais próximas desse grupo não corresponderam às expectativas. Quando as conheci achei que eram mesmo divertidas, mesmo parecidas comigo e comecei a deixar de lado amizades bem mais antigas e muito mais verdadeiras. Comecei a perceber que não eram assim tão fixes no 11º ano, quando ficámos todas juntas na sala e comecei a reparar que elas só faziam uma coisa: julgar os outros por tudo e por nada. Foram várias as vezes em que eu ouvia comentários mesmo maus e por coisas tão simples, como por querer escolher biologia e inglês no 12º ano. Cansei-me e no final do ano não tive problemas nenhuns em cortar as conversas com elas, percebi que não eram pessoas que eu queria manter por perto e percebi também que tinha sido tão parva em valorizar uma amizade de 1 ano e afastar-me um pouco de uma amizade com mais de 5 anos. Portanto, o meu maior conselho é mesmo não se afastarem daqueles amigos que vocês têm a certeza que estão lá para vocês, amizades novas são sempre bem-vindas e, muito provavelmente, são para a vida também, mas isso não significa que tenham de abandonar as mais antigas. 

 

2- Deixar de usar gossip como algo para fazer ligação

Quando queremos fazer amizade com alguém parece que fazer gossip nos aproxima das pessoas e estamos a construir grande amizade, mas na verdade estamos a fazer precisamente o oposto. Eu própria já fiz gossip em relação a outras pessoas e curiosamente foi com as raparigas que vos falei há pouco e arrependo-me mesmo disso. Fazer gossip não é bom, simplesmente estamos a mencionar algo sobre alguma pessoa que não está presente e isso não acrescenta nada à nossa vida. Também foi este ano que eu percebi isto e foi quando caí na realidade de que gossip é um hábito bastante tóxico e se a vossa amizade for mesmo verdadeira com alguém não precisam de estar a falar da vida de x ou y para terem assunto ou confiança. Há uns tempos li isto no Instagram, numa das minhas páginas favoritas sobre o feminismo e vou deixar aqui esta frase: gossiping may seem like you're creating an emotional connection between you and a friend but in reality, you are breaking down trust and causing pain. Try this out: before mentioning something about another person who is not present, take a pause and ask yourself: what is my intention with this conversation? Am I being kind? Let's work on breaking these toxic habits in our friendships.

 

3- Não ter medo de responder ou dizer não

Amigos tóxicos são aqueles amigos que são os primeiros a tomar iniciativa para vos rebaixar. Às vezes até podem dizer naquele tom de brincadeira, mas se for algo que vos magoe ou incomode vocês têm todo o direito de responder a isso. Eu sempre fui aquele tipo de pessoa que costumava ouvir algo que não gostava e guardava isso para mim. Ao longo do tempo fui percebendo que isso era errado e que assim as pessoas que faziam aquela piada desnecessária não percebiam que me estavam a magoar com isso. Por isso, não tenham medo de responder e defenderem-se, não tenham medo de dizer não. Mesmo que vos digam que era só uma piada, se essa piada vos magoa é mais do que válido vocês pedirem para a brincadeira acabar. Eu tenho aprendido mesmo muito isto, nós não nos podemos deixar acanhar e às vezes é mesmo necessário falar. 

 

4- Cortar pessoas tóxicas não é errado

Malta, se vocês têm amizades tóxicas não há mal nenhum em afastarem-se dessas pessoas. Felizmente, eu tive a sorte de ficar numa turma diferente das 2 raparigas que se demonstraram muito falsinhas ao final, mas se isso não tivesse acontecido eu própria ia pôr ali um STOP. No final do ano comecei a afastar-me e a tentar estar com mais pessoas da minha turma e quando só estávamos nós fazia aquela conversa de circunstância. Acho que às vezes temos aquela sensação de que vamos ser rudes ou algo do género, mas se vocês estão rodeados de pessoas que não vos querem bem e não vos vão apoiar...cortem isso. 

 

Penso que estas são as minhas 4 grandes dicas. Muito sinceramente, uma coisa que eu tenho vindo a aprender imenso é que não precisamos de um grupo enorme de amigos para sermos felizes e eu posso contar os meus amigos pelos dedos. Prefiro ter poucos, mas bons amigos e que sei que vão estar comigo independentemente de tudo. E no que toca a isto considero-me bastante sortuda, depois de fazer um detox nisto tudo das amizades tóxicas, eu realmente sei que os amigos que tenho me apoiam e eles sabem também que têm todo o meu apoio. Estas amizades de que vos estou a falar são aquelas amizades em que eu não estou com eles a maioria do ano (por exemplo, a minha melhor amiga vive na Suíça e vem cá nas férias de Natal e verão) e posso não falar com eles todos os dias, mas eu sei que posso contar com eles para sempre. Portanto, acho que é isto. Tenho a certeza que ao longo dos anos vou aindar perceber mais sobre este assunto e ter outras vivências, mas tudo o que escrevi foi baseado naquilo que eu experienciei até ao dia de hoje e espero ter ajudado de alguma forma quem está desse lado e esteja a ter alguns problemas em lidar com esta coisa toda dos toxic friends. Vejo-vos num próximo post, beijinhos <3

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Sofia

    10.09.19

    Concordo totalmente contigo, só trazem más energias!!
    Beijinhos linda e boa semana <33
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    PESQUISAR

    A BLOGGER

    SEND ME SOME LOVE

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    // AESTHETIC //

    ARQUIVO

      1. 2020
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2019
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2018
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2017
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2016
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2015
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D