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The diary of a teenager

A girl should be two things: classy and fabulous

27
Ago18

BTS| Como controlar a ansiedade?

Sofia ❤

A ansiedade é uma das grandes dores de cabeça para muitos alunos, quer seja antes de um teste ou antes de uma apresentação oral. Eu costumo ser uma pessoa bastante calma e tento sempre não me preocupar demasiado, no entanto, mesmo tendo estudado dias e dias para x teste, fico muito nervosa antes de realizar a prova porque tenho medo de ter uma branca ou de tirar má nota. Isto tudo desaparece, milagrosamente, enquanto estou a fazer o teste, todos os nervos desaparecem, às vezes voltam a aparecer quando não sei fazer um exercício ou quando estou a ficar sem tempo mas, em geral, consigo controlar-me. Mas bem, nem todos somos iguais e todos temos maneiras muito diferentes de lidar com as coisas, existem alunos em que a ansiedade acaba por prejudicar o seu desempenho e também existem alunos que lidam muito bem com isto e entram na sala como se nada fosse. 

Hoje, de forma a ajudar quem sofre com isto, decidi trazer este post onde vos dou algumas dicas para controlar a ansiedade.

 

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➳ Sê confiante e mantém o pensamento positivo

É um teste e tudo o que está lá foi trabalho em aula e em casa, portanto confiem em vocês, nas vossas capacidades. Sejam também positivos, vocês preparam-se para tal, então têm que pensar no melhor- "estudei e estou pronta para fazer isto, vai correr bem". Fazer um teste com pensamento negativo não ajuda em nada, para quê estarem constantemente a dizerem ao vosso consciente que não são inteligentes o suficiente, que vai correr mal e que vão tirar negativa? Além de não corresponder à verdade, só vai aumentar a vossa ansiedade. Pensem assim: "Eu estudei, eu consigo."

 

➳ Dorme o suficiente e bem

Confesso que nem sempre sigo este conselho porque, tal como já expliquei, eu tinha um horário péssimo e nem no dia antes do teste conseguia adormecer muito cedo porque tinha sempre imensos trabalhos para fazer e, às vezes, ainda coisas para rever. Era algo que influencia, sem dúvida, o nosso desempenho. Com uma boa noite de sono, vamos estar muito mais concentrados porque vocês tiveram tempo para descansar, não vão passar os 90 minutos a pensar "Ei, não posso adormecer". É importante adormecer cedo todos os dias, no entanto, o estudo nem sempre nos permite a tal, portanto, na véspera do teste tenham particular atenção às horas.

 

➳ Tem uma boa alimentação

Assim como uma boa noite de sono é importante, ter uma boa alimentação é imprescendível para o vosso desempenho. Tomem o pequeno-almoço porque o vosso cérebro precisa de energia e no intervalo antes do teste comam, eu costumo sempre comer alguma coisa que tenha chocolate. 

 

➳ Avança o exercício se não souberes resolver

Isto foi sempre um dos conselhos que o meu pai me deu mais. Não percam muito tempo num exercício se não o sabem fazer, avançem, façam os restantes, façam aqueles que vocês sabem e depois no final quando já tiverem o resto do teste resolvido, voltem lá e tentem resolver.

 

➳ Respira fundo

Antes e durante. Respirem fundo. Tentem relaxar. Organizem as ideias. Isto vai ajudar-vos tanto, vai fazer com que fiquem mais concentrados e menos ansiosos.

 

➳ Calcula o tempo que tens para cada questão

Normalmente enquanto os professores entregam o teste podemos ir dando uma vista de olhos, percebam quais são os exercícios que podem começar logo a fazer, calculem o tempo que vão precisar para resolver cada questão, assim sabem que nenhuma questão vai ficar "incompleta" e conseguem resolver todos os exercícios com o mesmo rigor.

 

➳  Em casa, imagina que estás na sala de aula e contabiliza o tempo

Antes do teste aproveitem para fazer um teste-modelo ou um teste anterior e façam uma simulação de teste. Desta forma, começam a sentir a pressão do tempo e ficam bem preparados.

 

E pronto, são estas as minhas dicas para lidar com a ansiedade antes de um teste! Espero que tenham gostado e que estas dicas vos sejam úteis! Think like a proton and be positive :)

 

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