Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The diary of a teenager

A girl should be two things: classy and fabulous

29
Ago18

BTS| Conselhos para o secundário

Sofia ❤

Secundário. Supostamente os 3 melhores anos da nossa vida mas, na minha opinião, são também os 3 anos que nos levam ao limite em diversos aspetos. De facto, são 3 anos em que temos a oportunidade de conhecer novas pessoas, viver novas experiências e, acima de tudo, crescer. Tudo isto é muito bonito, no entanto, a média é e será sempre a grande dor de cabeça do ensino secundário. A média define a nossa entrada na faculdade, define o nosso futuro e começa a ser construída no 10º ano, ano de adaptação e que os resultados nem sempre correspondem às expectativas.

De modo a esclarecer todas as dúvidas que possam existir em relação à mudança de ciclo, ao nível de dificuldade, entre outras coisas, eu decidi fazer este post de regresso às aulas, onde dou alguns conselhos para quem vai iniciar esta nova jornada.

 

1.PNG

 

1- Estuda regularmente

Regra geral: no ensino básico só se estuda praticamente na véspera do teste ou uns dias antes. Isto é perfeitamente normal, visto que no ensino básico a quantidade de matéria é menor e conseguimos acompanhar tudo se estivermos atentos em aula. Bem, no ensino secundário não é nada assim. A quantidade de matéria é absurda, é mesmo muita matéria e, infelizmente, não basta estar com atenção nas aulas. No secundário é essencial fazer um estudo regular porque a matéria, de alguma forma, está relacionada e acumula-se com muita mais facilidade.

 

2- Faz exercícios de exame

Eu estou no curso de ciências, mas presumo que esta dica seja igualmente útil para quem vá frequentar outro curso visto que um dos objetivos dos professores é preparar os alunos da melhor forma possível para os exames nacionais. Portanto, façam exames, testes intermédios porque os vossos testes, muito provavelmente (não sei se funciona assim em todas as escolas), vão ser com o modelo de exame e com sorte podem ainda encontrar algum exercício igual (já cheguei a encontrar exercícios de TI em testes de biologia e física e química).

 

3- Está atenta

No ensino básico isto já era importante e no secundário continua a ser, claramente. Se vocês estiverem com atenção a tudo o que professor diz, vão acompanhar a linha de raciocínio dele e assim torna-se muito mais fácil entenderem a matéria.

 

4- Preocupa-te com as notas 

Uma das coisas que mais presenciei ao longo do ano foi a preocupação das minhas amigas com a média e não com as notas em si. O que quero dizer com isto é que vocês até podem acabar o 10º ano com uma média de 15 mas se a vossa nota final, por exemplo, a português for 12, já vai influenciar a vossa média final.

E isto é uma coisa que muita gente não tem noção e eu, provavelmente, também não teria se a minha irmã não me tivesse alertado logo. Então, eu vou tentar explicar-vos da melhor forma como é que isto funciona. Vamos supor que vocês terminam o 10º ano com a tal média de 15 mas a vossa nota final (a nota do 3º período) de inglês é 18 e no 11º ano vocês conseguem subir para um 19. A nota final desta disciplina vai ser 19 e vai ser essa nota que vai entrar na vossa média de faculdade. Outro exemplo é se vocês terminarem filosofia de 10º ano com um 13 e no 11º ano conseguem chegar a um 17, a vossa nota final vai ser de 15. Isto é mesmo muito importante e mostra que as notas de 10º ano influenciam a nossa média. Muita gente acha que só o 12º ano é importante porque é o ano final, mas o que está para trás é igualmente importante e, de facto, o 10º ano tem mesmo um impacto enorme na média. De certa forma, é angustiante porque o 10º ano é um ano de adaptação e se subirmos consideravelmente no 11º ano, a nota do ano anterior "estraga" um pouco. 

Portanto, preocupem-se em conseguir boas notas no 10º ano, não se preocupem só com as notas finais tendo em conta que essas têm como base o vosso trabalho ao longo do ano.

 

5- Tenta tirar todas as tuas dúvidas

Confesso que eu própria não sigo esta dica e reconheço que é tão importante. Eu sou um bocadinho tímida e nem sempre me sinto à vontade para tirar algumas dúvidas com os meus professores à frente da turma toda. A única altura em que conseguia tirar todas as minhas dúvidas era no apoio de biologia antes do teste porque só ia eu e as minhas amigas, então eu sentia-me completamente à vontade. Eu acabo por tirar as minhas dúvidas com a minha irmã, ela ajuda-me imenso a estudar e mesmo quando está mais ocupada com a faculdade tira-me sempre uma dúvida ou outra. Eu sei, isto é um bocado errado e estúpido da minha parte, mas já é um traço da minha personalidade, nunca me senti à vontade para tirar dúvidas porque, tal como já referi, sou um bocadinho tímida neste tipo de situações. Mas acreditem, não sejam como eu. É importante tirar todas as dúvidas por mais estúpidas que sejam, às vezes são essas mesmas dúvidas que fazem toda a diferença no nosso estudo. No secundário é importantíssimo estar sempre a par e não deixar acumular nada.

 

O truque é não deixar acumular, estar sempre a par da matéria e seguir todos os exames e testes intermédios. E claro, divirtam-se! O secundário é um período de algum stress, mas é importante fazer alguns amigos, sair com eles, enfim...criar memórias :)

Antes de ir deixo-vos aqui o link do post onde falo sobre as disciplinas de 10º ano: clica aqui. E com isto, termino o post! Espero que tenham gostado e qualquer dúvida que tenham, já sabem, deixem o vosso comentário.

6 comentários

Comentar post

PESQUISAR

ABOUT ME

SEND ME SOME LOVE

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

ARQUIVO

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D