Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The diary of a teenager

A girl should be two things: classy and fabulous

24
Ago18

BTS| Dicas para a mudança de escola

Sofia ❤

Mudança de ciclo, muitas vezes, é sinónimo de mudar de escola, conhecer novas pessoas, viver novas experiências e sair um pouco da zona de conforto. É uma mudança que, de facto, traz imensa coisa nova e nem sempre é fácil para toda a gente, depende bastante da personalidade de cada um. É normal os primeiros dias serem mais difíceis porque não conhecemos a escola e vamos sentir que estamos "deslocados" ou até perdidos, mas isto pode ser facilmente contornado portanto eu vou partilhar convosco um bocadinho da minha experiência e dar-vos algumas dicas.

 

33.PNG

 

A minha experiência...

 

Apesar da minha antiga escola ter ensino secundário, eu queria mudar, eu sentia essa necessidade. A escola era relativamente pequena e, como tal, as pessoas julgavam apenas com o olhar. Usar um vestido, uma saia? Naquela escola era impensável. Na minha própria turma chegaram a chamar-me Barbie por causa disso, por causa de estar a usar um vestido, por causa de ter um estilo muito girly. Triste realidade, não é? E se vocês forem das leitoras mais antigas devem recordar-se perfeitamente das minhas queixas em relação à minha turma. Uma turma com apenas 20 pessoas, mas era uma turma com imensas pessoas falsas, hipócritas e arrogantes. Verdade nua e crua. 

No final do 9º ano eu e uma amiga minha fomos para a mesma escola e, felizmente, ficamos na mesma turma. Escolhi esta escola porque, além de ser perto de casa, a minha irmã também a frequentou e a escola tem boa reputação no que toca à preparação dos alunos para o ensino superior e para os exames nacionais. E bem, desde daí que estou muito melhor. Na apresentação consegui fazer logo amigos e neste momento tenho o meu pequeno grupo. Fiz amizades incríveis. Isto é uma daquelas grandes vantagens do secundário, o secundário não se resume apenas ao stress, resume-se também aos momentos que vocês vivem com as novas pessoas que conhecem, às novas memórias. E bem, foi esta a minha experiência, uma experiência que foi mesmo boa para mim e não me arrependo nada.

 

Desculpem se me alonguei demasiado, mas acho importante partilhar a minha experiência porque eu sempre fui um pouco tímida e confesso que tive algum medo de não conseguir fazer grandes amizades. No meu caso, a mudança de escola surpreendeu-me pela positiva. Portanto, não tenham esse medo. E, finalmente, eu vou deixar aqui algumas dicas que eu considero importantes e que penso que vos vão ajudar a combater este pequeno nervosismo.

 

➳ Dá aquele pequeno stalk

Vocês estão a falar com a rainha do stalk e eu reconheço que esta dica não é a melhor de todas, mas resulta. Quando as turmas saíram eu comecei, obviamente, a procurar o nome das pessoas no Instagram, no Facebook, etc...e uns dias depois descobri que estavam a criar o grupo da turma (estão a ver, não fui a única ahaha), uma amiga adicionou-me e começámos todos as falar lá. Com isto, eu descobri que algumas pessoas tinham imensa coisa em comum comigo (série, filmes, livros, músicas, etc...) e no dia da apresentação parecia que já nos conhecíamos há anos. Claro que existem sempre pessoas que temos uma impressão errada, às vezes parecem simpáticas e acabam por o oposto e vice-versa. Por isso, tentem perceber quais são as pessoas que têm mais coisas em comum com vocês e tentem observar e perceber se elas são realmente quem aparentam ser. 

 

➳ Percebe quem é que está sozinho ou não

No dia da apresentação tenta perceber quais são as pessoas que vieram de outra turma ou escola e que não conhecem ninguém, tenta integrar essa pessoa e sê amiga dela. Afinal, está exatamente na mesma situação que tu.

 

➳ Visita a escola

Quando mudamos de escola sentimos que estamos num labirinto e, apesar de nos fazerem uma visita guiada, é sempre difícil no meio da confusão dos corredores perceber onde estamos. O meu conselho é, então, pedirem a alguém que já frequenta a escola (um irmão, um primo ou um amigo) para irem com vocês, uns dias antes, e fazerem-vos uma visita guiada mais pormenorizada porque, sejamos realistas, no dia da apresentação aquilo costuma ser uma visita guiada muito básica e rápida. Acreditem que isto é mesmo muito útil, a minha irmã, na altura, foi lá comigo e mostrou-me tudo e no primeiro dia de aulas já não me senti muito perdida, o que foi ótimo.

 

➳ Sê tu mesmo 

Nunca, mas nunca, mudem a vossa personalidade por alguém! Ninguém tem esse direito e não é a forma "correta" de fazer amigos. Sejam vocês mesmos e vão ver que vão encontrar amigos excelentes e que se identificam com vocês.

 

E bem, são estas as dicas que eu considero mais importantes. Acreditem que mudar de escola não é assim tão mau, dá-vos a oportunidade começar do 0 e isso, na minha opinião, é ótimo. E já sabem, se tiverem alguma dúvida deixem o vosso comentário. Vejo-vos num próximo post, beijinhos!

8 comentários

Comentar post

PESQUISAR

ABOUT ME

SEND ME SOME LOVE

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

ARQUIVO

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D