Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The diary of a teenager

A girl should be two things: classy and fabulous

04
Set18

BTS| Dicas para apresentações orais

Sofia ❤

Com o regresso às aulas toda uma rotina recomeça. Voltámos a acordar cedo, chegámos a casa e temos trabalhos de casa para fazer, coisas para estudar e, muitas vezes, temos que preparar apresentações orais. 

Nunca tive muita dificuldade de falar em público, o que é um bocadinho irónico porque considero-me uma pessoa tímida, mas quando tenho que apresentar um trabalho sinto-me confortável e confesso que, de certa forma, até gosto da sensação de estar lá à frente. E bem, de forma a poder ajudar aqueles que não têm tanta facilidade em apresentar um trabalho à turma, decidi partilhar com vocês algumas dicas que eu considero úteis e que, eu própria, uso.

 

09.PNG

 

➳ Sê confiante

É uma apresentação, no máximo vai durar 5 minutos, portanto há que manter a calma. Preparem-se da melhor forma e tentem manter o pensamento positivo, acreditem em vocês. 

Considero esta dica muito importante porque ao estarmos confiantes passámos logo uma outra imagem aos professores, eles ficam com a sensação de que nos sentimos à vontade e que estamos devidamente preparados, e eles valorizam muito isso.

 

➳ Evita levar papéis

Este sempre foi um dos maiores conselhos que a minha irmã me deu e eu sigo-o à risca. Não gosto de levar papéis comigo, nem com os tópicos que tenho de dizer. 

Eu sei que muitas vezes ajuda ter um auxílio, sobretudo porque podemos ter brancas ou com o nervosismo esquecer alguma coisa importante, no entanto, levar um papel connosco dá a sensação de que não estamos à vontade e que não nos preparámos o suficiente. Mais uma vez, sinto que os professores valorizam atitudes como estas.

 

➳ Evita decorar

Não decorem o texto todo porque depois não parece muito natural. Experimentem encontrar expressões-chave e improvisar dentro do possível, de forma a poderem apresentar um discurso mais fluído.

 

➳ Mexe-te

Eu sei que os nervos nem sempre ajudam, mas tentem movimentarem-se ao longo da apresentação porque torna a apresentação mais dinâmica e transmite confiança aqueles que estão a assistir.

 

➳ Em casa, conta o tempo e treina bastante

Normalmente os professores pedem apresentações entre os 5-10 minutos, mas muitas vezes fazemos um trabalho demasiado extenso ou demasiado curto e temos medo de não conseguir cumprir o tempo. Portanto, enquanto estão em casa, experimentem cronometrar o vosso tempo para terem uma noção se precisam de acrescentar ou reduzir informação, assim vão sentir-se muito mais à vontade.

E por fim, treinem muito. Não decorem as coisas, leiam tudo várias vezes, mas imaginem que já estão à frente da turma, mexam-se, sejam dinâmicos, enfim...façam tudo como se fosse no dia da apresentação.

 

E são estas as minhas dicas! Eu sei que nem sempre é fácil deixar o nervosismo de lado nem sempre é fácil, e muitas vezes afeta o nosso desempenho mas tentem ser manter o pensamento positivo, isso já ajuda bastante :)

Espero que tenham gostado e vejo-vos num próximo post <3

4 comentários

Comentar post

PESQUISAR

ABOUT ME

SEND ME SOME LOVE

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

ARQUIVO

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D