Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The diary of a teenager

A girl should be two things: classy and fabulous

26
Ago19

BTS| Objetivos para o novo ano letivo

Sofia

Nova semana e inicio da saga de regresso às aulas. Apesar de ainda nos encontrarmos de férias, a verdade é que é inevitável não falar de que daqui a menos de 1 mês estaremos de volta à escola. E bem...vou ser sincera com vocês, este ano só entrei verdadeiramente de férias em finais de Julho devido aos exames e não me lembro de ficar tão exausta com um ano escolar, o 11º ano deixou-me comopletamente de rastos. Felizmente, consegui repor todas as minhas energias, sinto-me pronta para os novos desafios que me esperam e já não sinto aquele cansaço que me andava a perseguir. Associo um novo ano letivo a um novo começo, a verdade é que temos mais uma oportunidade para conseguirmos novos resultados e isso sempre me deixou bastante motivada. Este ano vai ser um ano diferente de todos os outros, vou para o 12º ano, o meu último ano no ensino obrigatório, um ano em que a maioria das pessoas retrata como o mais fácil do secundário, um ano de despedidas e o final de um ciclo. Daqui a precisamente 1 ano vou estar aqui a falar convosco sobre faculdade e muito ansiosa para saber se entrei no curso que pretendia. Sem mais demoras, vamos lá ao assunto, um novo ano e novos objetivos e para iniciar esta saga de back to school, vou partilhar convosco quais são as minhas resoluções para este ano letivo 2019/2020.

BTS _ MY GOALS.png

 

➳ Conseguir ultrapassar as minhas dificuldades a matemática

Este ano só vou ter 4 disciplinas, sendo que a disciplina que sempre me causou mais obstáculo e continua a causar é, sem dúvida, matemática. Detesto matemática e o 11º ano foi um ano terrível para mim no que toca a esta disciplina, desci as minhas notas e a partir do momento em que começou a envolver limites comecei a perder o fio à meada. Ora, tendo em conta que as outras disciplinas para mim são fáceis e não vou ter problemas com elas, quero tentar focar-me em matemática e tentar mudar a minha atitude face a esta disciplina. O que aconteceu no ano passado é que eu já estava tão desmotivada que me deixei dar por vencida, sobretudo no final do ano. Este ano vou ter exame a matemática e já sei que para mim vai ser um verdadeiro bicho de sete cabeças, por isso vou mesmo ter de tentar contornar isso. 

 

➳ Conseguir o meu melhor às restantes disciplinas

Tenho a plena consciência de que vou ter de dar tudo a matemática desde o inicio do ano, mas às outras disciplinas que tenho facilidade vou tirar ainda mais proveito delas. Como já disse anteriormente, vou ter muito mais tempo livre e, para além de matemática, as minhas restantes disciplinas são (em princípio) português, biologia e inglês/psicologia. Basicamente, a minha escola ainda não publicou as turmas e eu ainda não faço a mínima ideia que opcionais vou ter, em primeiro eu pus biologia/inglês e em segundo pus biologia/psicologia. De qualquer das formas, sei que seja com inglês ou psicologia vou estar bem servida e tenciono conseguir as melhores notas possíveis, visto que são disciplinas que sempre tive muita facilidade e quero usar isso a meu favor. 

 

➳ Tentar manter a calma

Eu sou uma pessoa bastante nervosa por natureza e o que me aconteceu no ano passado foi que deixei isso afetar-me, sobretudo no final do ano letivo. A pressão dos exames, o stress dos últimos testes deixaram-me esgotada e eu quero tentar mudar isso. Sinceramente, eu não sei bem como fazer isso porque é inevitável não ficar nervosa com testes ou com outros assuntos que me preocupam, mas vou tentar manter-me fiel a mim mesma. Posso ser nervosa, mas sou uma das pessoas mais positivas que vocês podem conhecer e acho que vai ser este o truque, tentar manter o pensamento como um protão...porque ele é positivo (desculpem pela piada química).

 

➳ Gerir o meu tempo de forma a ter tempo para mim

O horário que tive no 10º ano foi simplesmente péssimo, no 11º ano tive um horário muito melhor com 2 tardes livres e nos restantes dias as aulas terminavam às 16:45. Felizmente, consegui tirar proveito das tardes livres e o ano passado conseguia gerir o meu tempo de melhor forma e conseguia deitar-me mais cedo, coisa que não acontecia no 10º ano porque eu saía sempre da escola às 18:30 e com trabalhos de casa, estudar e ainda as minhas coisas pessoais, chegava a deitar-me em dias de aulas à 00:30/1:00 e isso deixava-me de rastos. Este ano ainda vai ser melhor do que no 11º ano, se tudo correr tenho todas as tardes livres e (espero eu) um dia livre. Por isso, quero tentar gerir o meu estudo de forma a conseguir ter uma tarde para mim e conseguir descansar. Isto acaba por ir de encontro ao tópico anterior, quero tentar ter este pequeno tempo para mim para conseguir relaxar e não ficar tão nervosa com testes e essas coisas todas. 

 

➳ Ter um estudo mais direcionado

Uma das coisas que tenho vindo a tentar aperfeiçoar ao longo dos anos e só dei conta da mudança quando estava a estudar para o exame de Física e Química A. Basicamente, eu dei conta que no 10º ano estudava as coisas de uma forma tão errada e certas matérias que na altura não percebi tão bem, acabei por conseguir perceber quando estava a estudar isso pela segunda vez para o exame. Isto é perfeitamente normal e a minha irmã está sempre a dizer-me isto, simplesmente eu nunca tinha dado conta. O meu maior erro é ainda não conseguir ser 100% direcionada e às vezes acabo por estudar certos assuntos de forma superficial quando deviam ser melhor aprofundados. Também percebi que, muitas vezes, apenas estudo certas coisas de forma superficial porque limito-me a ler o livro e às vezes é essencial fazer alguma pesquisa e não esperar sentada pela resposta. É nisto que quero melhorar e já melhorei bastante. Portanto, para este 12º ano espero conseguir direcionar mais o meu estudo e fazer mais pesquisa para conseguir chegar mesmo ao ponto central da questão.

 

➳ Manter a típica organização à la Sofia

Quem me conhece sabe que eu sou extremamente organizada em tudo aquilo que me rodeia, organizo livros pela altura e se vos contasse mais manias...provavelmente vocês iriam achar-me maluca. Sendo assim, para este ano letivo quero manter a minha organização, faço-me sempre acompanhar de uma agenda para apontar todas as datas de testes e fazer a minha to-do list. Isto é aquilo que eu gosto de chamar organizar à la Sofia, ter tudo planeado para não haver falhas e para me deixar extremamente calma e com as ideias em ordem. 

 

E são estes os meus grandes objetivos para o ano letivo que aí se aproxima. E vocês desse lado? Quais são as vossas resoluções? Digam-me tudo nos comentários :)

10 comentários

Comentar post

PESQUISAR

A BLOGGER

SEND ME SOME LOVE

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

AESTHETIC

ARQUIVO

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D