Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The diary of a teenager

A girl should be two things: classy and fabulous

23
Ago18

BTS| Os meus objetivos

Sofia ❤

Regressar às aulas, para mim, sempre foi sinónimo de começar do 0, ter novas oportunidades, ter uma nova hipótese de melhorar, de ser melhor, de conseguir cumprir o que não foi cumprido no ano letivo passado. Eu tento sempre encarar o começo de um novo ano de uma forma positiva e, como tal, costumo escrever uma lista de objetivos e hoje decidi partilhá-la com vocês.

 

final.PNG

 

➳ Subir a média

O 10º ano foi um ano estranho para mim, eu tive uma adaptação muito boa no que a toca a amigos e isso, mas demorei muito tempo a adaptar-me ao novo ritmo, demorei algum tempo a encontrar o método ideal de estudo para mim e confesso que, em determinadas alturas do ano, o meu estudo não era rigoroso o suficiente. Agora que olho para trás penso que poderia ter obtido melhores resultados se não tivesse procrastinado tanto, se não estivesse tão distraída, mas bem, fui a tempo de corrigir isso e se comparar as minhas notas do 1º período com as do 3º existe uma enorme diferença, o que me deixou feliz e motivada para este ano. Então, o meu grande objetivo para este ano é subir a média. Já não é um ano de adaptação, já percebi quais são os métodos que funcionam comigo, já entendi que raciocínio usar, enfim...tenho aquilo que preciso para subir as minhas notas e espero conseguir. 

 

➳ Manter o pensamento positivo

Não vos vou mentir, a ideia de já estar no 11º ano assusta-me. Tenho medo de não conseguir subir as notas, tenho medo do grau de dificuldade. Eu sempre fui uma pessoa bastante positiva e tento sempre ver o lado bom das coisas, tento ver a luz ao fundo do túnel, mas neste caso é mais forte do que eu. Eu tenho medo dos exames porque eu vou precisar de ambos para entrar no curso que pretendo e eu penso bastante nisto, tenho medo de falhar. Portanto, durante este ano, eu quero manter o pensamento positivo, continuar a ser a Sofia que mantém a calma, que acredita nela mesma e que luta contra todos os obstáculos.

 

➳ Melhor organização

Espero que aqui o meu horário colabore porque o ano passado eu tive um horário péssimo. Entrava todos os dias às 8:20, exceto às segundas e quintas, e saía todos os dias, fora à sexta, às 18:30. Acabava por chegar a casa, mais ou menos, às 18:50, dependia bastante do trânsito. Com isto, o meu tempo para estudar estava bastante limitado, eu tinha que estudar à noite, muitas vezes ficava até à 1/2h e no dia seguinte acordava às 7:30 para ir para as aulas. Eu estava cansada e nem me conseguia organizar da melhor forma, em semanas que tinha uns 3 testes, uma disciplina ficava sempre um bocadinho de lado e eu não conseguia atingir as minhas metas. Eu sentia-me frustrada e muito cansada, no final do ano eu estava completamente desgastada. Assim, se este ano tiver um bom horário, espero conseguir contornar esta situação, conseguir gerir melhor o meu tempo para evitar adormecer tão tarde e para conseguir estudar cada disciplina com o mesmo rigor.

 

➳ Não procrastinar

Tal como já referi, eu podia ter obtido muito melhores resultados se não procrastinasse tanto. Às sextas eu saía às 16:45 e quando chegava a casa podia logo adiantar o estudo, os trabalhos de casa, ou seja, eu aqui tinha a oportunidade de aproveitar o tempo. O que acontecia é que era sexta-feira, eu estava cansada, com preguiça e demorava imenso tempo a fazer as coisas. Arrependo-me disso e este ano é muito provável ter tardes livres e quero aproveitá-las ao máximo para estudar e rentabilizar melhor o tempo.

 

➳ Desligar-me do telemóvel

Uma coisa que acontecia muito, em consequência de procrastinar, era passar muito tempo ao telemóvel. Quando fazia os trabalhos de casa, por exemplo, tinha o telemóvel perto de mim e fazia umas "pequenas" pausas (quando dava conta já tinham passado 10 minutos à vontade...)  para ir ao Instagram ou ao Twitter e o meu estudo acabava por não ser de qualidade. Eu cometia muito este erro no inicio do ano, até que percebi que não era bom para mim, que durante o estudo eu precisava de ter o telemóvel longe de mim para não ter a tentação de ir lá. 

 

➳ Não desistir perante as dificuldades

Isto aconteceu frequentemente. Eu dei-me muitas vezes por vencida a matemática, que é a disciplina que tenho mais dificuldades. Eu estudava e ia sempre para os testes com a mentalidade de que não ia conseguir, de que ia tirar má nota e aqui a ajuda da minha irmã valeu de muito. A minha irmã ajudou-me em muita coisa, mas ajudou-me sobretudo em matemática. A minha irmã nisto sempre me apoiou, sempre soube que não era fácil para mim porque eu não tenho algumas bases, mas foi como uma professora, explicou-me tudo ao promenor. Mesmo quando eu desistia e dizia que ia tirar má nota no teste, a minha irmã estava ao lado para me dizer "Eu estou aqui a ajudar-te, tu vais entender isto e vais tirar boa nota". Foi a minha motivação e, de facto, ela tinha razão. Eu percebi as coisas e, apesar de nos testes nunca conseguir passar do 12, consegui tirar questões-aulas de 15. Isto apenas me mostra que desistir perante as dificuldades não é solução, temos que tentar, insistir e, indo ao encontro de um dos meus objetivos, temos que manter o pensamento positivo. Os resultados irão aparecer e irão compensar.

 

E bem, são estes os meus grandes objetivos. Aqui estão alguns dos erros que eu cometi no ano letivo anterior e que eu só percebi no final do 2º período, ainda fui a tempo de corrigi-los e subir as minhas notas, mas não quero que se repitam. O ano letivo passado foi, em geral, um ano difícil para mim. Senti-me frustada, incapaz e perdi toda a motivação. Este ano não quero mais isso, quero que seja o meu ano, quero que seja um ano de sucesso. 

Espero que tenham gostado deste post e partilhem comigo quais são os vossos grandes objetivos para este novo ano escolar!

6 comentários

Comentar post

PESQUISAR

ABOUT ME

SEND ME SOME LOVE

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

ARQUIVO

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D