Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The diary of a teenager

A girl should be two things: classy and fabulous

21
Ago18

BTS| Study Tips

Sofia ❤

O regresso às aulas traz consigo os trabalhos de casa e os testes. Para tal, precisamos de estar devidamente preparados e eu, como aluna do secundário, vou partilhar convosco quais os métodos que funcionam comigo e dar-vos também algumas dicas para o vosso estudo ser de qualidade.

 

BeFunky Collage (2).jpg

 

Antes de começar quero, mais uma vez, salientar que estes métodos são os que funcionam comigo. Eu sei perfeitamente que todos nós temos diferentes maneiras de estudar, mas acho que aqui podem realmente encontrar dicas que funcionam e que podem ser complementares ao vosso estudo.

 

1- Afasta o telemóvel

Cada vez mais eu percebo que o telemóvel é uma distração enorme enquanto estamos a estudar. Eu sei que existem aplicações que ajudam a estudar, mas sejamos realistas, se tivermos o telemóvel pousado na secretária ou relativamente perto, nós temos aquela tentação e acabamos por mexer nele. E o que acontece é que temos uma notificação de mensagem, respondemos e aqueles "dois minutos" de pausa, tendem a estender-se por muito mais e perdemos tempo do nosso estudo nisso. Por isso, afastem o telemóvel e vão ver que isto faz imensa diferença, é menos uma distração e o vosso estudo torna-se, sem dúvida, muito mais rigoroso e com qualidade.

 

2- Estuda confortável e num bom ambiente

Vocês vão passar várias horas à frente de uma secretária portanto procurem estar confortáveis. Aproveito também para mencionar que devem ter alguma atenção ao ambiente onde estão a estudar, escolham um local com boa luz (de preferência luz natural) e com silêncio, isto é o essencial.

 

3- Faz exercícios

No ensino básico, na minha opinião, a única disciplina que exige fazer exercícios é matemática. É um facto, matemática só se aprende com muito treino, tentem sempre fazer o maior número de exercícios e procurem diversificar, comecem com fáceis (mas não percam muito tempo com eles) e passem para os difíceis, se vocês conseguirem fazer os difíceis conseguem fazer os outros e é esse o esquema. E bem, no secundário, em ciências, além de ser necessário realizar exercícios a matemática, também é essencial realizarem exercícios às outras específicas, biologia e físico-química. São duas disciplinas que têm teoria, mas é importante fazerem exercícios (procurem os exercícios dos testes intermédios e exames, são muito semelhantes aos dos testes).

 

4- Organiza bem o teu tempo

Por experiência própria, o meu horário de 10º ano estava uma porcaria. Tinha duas manhãs livres (acreditem que não rende muito) e, nos restantes dias, entrava às 8:20 e saía às 18:30. Para mim, foi super difícil gerir o meu tempo, sobretudo em alturas de testes, em algumas semanas tinha 3 testes e havia sempre uma disciplina que ficava mais "de lado" e eu acabava por não ter muito tempo para a estudar com o mesmo rigor. É muito cansativo sair às 18:30, eu chegava a casa completamente exausta e ficava a estudar até muito tarde para, no dia seguinte, acordar às 7:30. Este ano, eu rezo para ter um bom horário para conseguir organizar-me melhor e tentar rentabilizar melhor o tempo que tenho para estudar cada disciplina. 

Portanto, se vocês têm um bom horário tirem proveito dele. Eu não sei se os vossos professores costumam dar-vos  a lista dos testes no inicio de setembro, mas se o fizerem, tentem logo organizar o vosso estudo a partir daí, façam um bom plano de estudo e isto já vos ajudará imenso.

 

5- Faz resumos com a informação essencial

Se vocês fizerem resumos para alguma disciplina, não copiem o livro todo porque estão a perder tempo. Tentem perceber qual é a informação essencial, usem as palavras-chaves. 

O que resultou muito bem comigo este ano foram os mapas de conceitos, basicamente eu conseguia reunir todos os conceitos importantes e percebia a matéria muito mais facilmente, isto ajudou-me, sobretudo, em biologia.

 

6- Usa as tuas capacidades 

 Se tens uma boa memória visual utiliza esquemas para estudares. Enfim...trabalha com aquilo que resulta contigo e que vai ao encontro das tuas capacidades.

 

7- Faz pausas

Não adianta passares 1 ou 2 horas à frente da secretária, mas durante esse tempo estares constantemente distraída. Faz algumas pausas para relaxar, algumas de 5 minutos e uma pausa maior para lanchares. Aproveita esse tempo para relaxar, para comer, porque o teu cérebro precisa de energia  para reunir toda a concentração.

 

E bem, são estas as minhas dicas de estudo. Espero que vocês tenham gostado e vejo-vos num próximo post! Beijinhos :)

4 comentários

Comentar post

PESQUISAR

ABOUT ME

SEND ME SOME LOVE

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

ARQUIVO

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D