Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The diary of a teenager

A girl should be two things: classy and fabulous

22
Mai19

Dicas de estudo para os exames

Sofia

Exames nacionais, os verdadeiros bichos de 7 cabeças que definem grande parte do nosso futuro. Como sabem, frequento o 11º ano do curso de ciências e tecnologias e, portanto, vou ter exame às disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A. Posso dizer-vos que estou um bocadinho nervosa porque estes exames são completamente diferentes de todos os exames que fiz até ao momento, mas tenho tentado pensar que ao longo destes últimos 2 anos tenho sido preparada pelos meus professores para tal. Ora, como eu, muitos mais alunos do ensino básico e secundário vão realizar exames e eu decidi partilhar algumas das dicas que mais me foram recomendadas e que, para mim, fazem mais sentido.

 

 

➳ Fazer exames

Sem dúvida, a base do nosso estudo. Não há melhor preparação para exame do que fazer todos os exames que estão disponíveis no IAVE porque, verdade seja dita, existem sempre exercícios-tipo e podemos ganhar pontos trabalhando bastante neles. 

 

➳ Tentar ser pragmático

No meu caso, as disciplinas são bienais e os exames vão abordar a matéria que dei ao longo destes dois anos, o que equivale a 4 livros para estudar por disciplina (Biologia e FQ A). No entanto, com os testes globais deste período escolar sinto que tenho de ser bastante pragmática, na medida em que os conhecimentos do ano passado continuam cá, estão apenas esquecidos e sabendo, mais ou menos, a estrutura do exame podemos aproveitar o nosso estudo de forma inteligente estudante x e y. Daí ser importante fazer vários exames porque vamos percebendo o que é realmente avaliado e o que não é.

 

➳ Gerir bem o tempo

Penso que esta é a dica que tenho mais dificuldade em cumprir porque nem sempre consigo cumprir os horários que estabeleci. Temos duas disciplinas para estudar e temos de dividir o nosso tempo entre elas, portanto penso que é mesmo importante ter um estudo direcionado.

 

➳ Ler resumos

Bem, não sei se isto resulta com toda a gente ou não, mas a verdade é que temos cerca de 2 semanas para estudar para os exames nacionais desde do final das aulas. Uma coisa que quero evitar é perder o meu tempo a fazer resumos da matéria toda porque nunca mais terminaria e deixaria a componente prática de lado e eu não quero fazer isso, de todo. Deste modo, o que vou fazer é ler resumos, sobretudo dos livros de preparação para exame porque eles conseguem reduzir ao essencial e já nos dá as bases para fazer os exercícios. 

 

Penso que isto é o essencial, de qualquer das formas vou deixar aqui o link do Uniarea (clica aqui) que falam um bocadinho mais da estrutura do exame em si e do tipo de perguntas que costumam a aparecer. Espero que tenham gostado e desejo-vos a maior sorte do mundo para esta etapa <3

PESQUISAR

// ABOUT ME //

SEND ME SOME LOVE

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

// AESTHETIC //

ARQUIVO

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D